Blog Lamana

Qual é a categoria seu minimercado? Aprenda a identificar

Entenda os tipos de categorias dos produtos do seu minimercado e melhore suas vendas.

As categorias são classificadas pelo papel que desempenham e pela sua capacidade de atrair clientes para a loja, sendo definidas como: Destino, Rotina, Ocasional e Conveniência.

Destino

A loja é identificada pelo consumidor como o melhor lugar para a compra daquele produto. A loja fica em posição de destaque em relação a seus concorrentes, fazendo com que ela seja lembrada. Exemplo: Carnes, vinhos, pães.

Rotina

Fazem parte dessa categoria aqueles produtos que o consumidor identifica com a função de atendimento das compras de rotina do seu abastecimento normal do dia a dia. Exemplo: Arroz e macarrão.

Ocasionais

Representam aqueles produtos que tem grande oscilação de venda durante o ano (vendas sazonais, de determinadas datas ou ocasiões). Exemplo: Ovos de páscoa e panetone.

Conveniência

Para o atendimento aos desejos pontuais ou emergenciais de consumo. A participação do pequeno varejista nessa categoria reforça sua imagem como uma loja mais completa. Exemplo: Pratos congelados, bebidas em geral, salgadinhos e guloseimas.

É importante destacar que a mesma categoria poderá possuir classificações diferentes dependendo da loja e/ou da região, ou seja, em uma loja a categoria de bebidas poderá ser de destino e em outra poderá ser de rotina.

Fonte: E-book Sebrae Série Minimercados – Gerenciamento de Categorias

Gostou do artigo? Deixe-nos seu curtir e seu Comentário

Deixe seu Depoimento

68100


Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...



Fone: 55 3431.1342

contato@lamanadistribuidora.com.br

Lamana Distribuidora

Rua Dom Pedro I, 545 - Várzea São Borja/RS | CEP: 97670.000

Todos os direitos reservados - 2014 © Lamana Distribuidora

Desenvolvido por: