Blog Lamana

Organize os produtos em seu minimercado e facilite as compras para seu cliente

Fatores como localização, exposição e identificação do produto colaboram na escolha e na decisão de compra.

A forma como os produtos são apresentados na loja provoca diferentes sensações nos clientes. Os produtos devem ser expostos com o objetivo de facilitar o trânsito e a experiência de compra do cliente.

Fatores como localização, exposição e identificação do produto colaboram na escolha e na decisão de compra.

O entendimento do modo como as pessoas selecionam e se decidem neste momento é importantíssimo para que os produtos sejam dispostos da maneira com que o consumidor irá fazer o seu processo de seleção e escolha.

A árvore de decisão é uma ferramenta de marketing que descreve o processo mental de escolha do consumidor. Cada produto tem uma árvore de decisão distinta, que aponta o comportamento do consumidor em sua escolha. Alguns fabricantes possuem estudos mercadológicos com a árvore de decisão de seus produtos. Este mecanismo o ajudará muito na tarefa de organização dos produtos na gôndola. Vamos tomar como exemplo a árvore sugerida por determinada marca de biscoitos. Os estudos deste produto revelaram que o comprador usual escolhe optando primeiro pelo tipo de biscoito (salgado, recheado, wafer), para depois se decidir pela marca, pelo sabor e preço. Neste caso, o mais adequado é organizar os biscoitos nas gôndolas agrupados por seu tipo e não pela sua marca. Outros aspectos também devem ser considerados neste momento:

Disposição Vertical: Ocorre quando produtos da mesma marca são expostos verticalmente nas gôndolas. Facilita a comparação de preços e destaca novos produtos.

Disposição Horizontal: Ocorre quando produtos da mesma marca são expostos horizontalmente nas gôndolas. Aparenta maior organização para um menor espaço disponível e diminui as possibilidades de comparações de preços.

As características apresentadas acima sugerem que a disposição horizontal é a mais indicada para o pequeno varejista, mas isto não pode ser tomado como regra, depende do produto e da estratégia de venda. Para o planejamento da forma de exposição dos produtos utiliza-se uma ferramenta denominada planograma, que tem como objetivo explicitar como serão organizados os produtos nas gôndolas ou ponta de gôndolas, a fim de estimular as vendas e ter uma melhor comunicação com os consumidores.

Entre em contato com seus fornecedores, verifique se eles possuem a árvore de decisão de seus produtos e depois avalie como eles estão organizados nas suas gôndolas.

Fonte: Gerenciamento por Categorias - Série minimercados

Gostou do artigo? Deixe-nos seu curtir e seu Comentário

Deixe seu Depoimento

73200


Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...



Fone: 55 3431.1342

contato@lamanadistribuidora.com.br

Lamana Distribuidora

Rua Dom Pedro I, 545 - Várzea São Borja/RS | CEP: 97670.000

Todos os direitos reservados - 2014 © Lamana Distribuidora

Desenvolvido por: