Ter diferenciais competitivos auxilia na conquista de novos clientes e fideliza os que já existem
Existem variadas formas de buscar uma diferenciação e sair na frente da concorrência, e normalmente, demanda um estudo aprofundado sobre o negócio e seus concorrentes. Todavia, de maneira geral, os minimercados podem buscar um diferencial competitivo seguindo alguns passos simples, vamos a eles:
Para encarar o concorrente de frente, é preciso dirigir a atenção para pontos fundamentais do negócio. Aumentar a produtividade é um deles. Isso pode ser alcançado tanto com treinamento de funcionários como automação de processos de gestão.
Tanto no aspecto externo como no interno. Um ambiente organizado, limpo e bem iluminado com informações visíveis sobre os produtos é a alma do negócio bem-sucedido.
Use táticas para aumentar o consumo. Estimule o cliente a comprar e aumente as vendas complementares, melhorando o tíquete médio. É importante não deixar produtos e evite rupturas, pois se o cliente não encontrar o que procura, irá ao concorrente.
Na loja de bairro, o horário da reposição geralmente está vinculado ao da mudança no turno de funcionários. Mas esse nem sempre é o melhor horário para se repor produtos. No grande varejo, há um espaço maior para circulação, ao contrário do pequeno, onde os corredores são apertados.
Fonte: Estudo Setorial Minimercados - Sebrae
Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...