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3 fatores que aumentam a competitividade do seu minimercado

Existem fatores que são determinantes para o sucesso do empreendimento.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fez um estudo que identificou os principais fatores-chave de sucesso para atuação em negócios de minimercados. Selecionamos três fatores (listados ao lado) que podem explicar o sucesso ou - a falta dele - nos minimercados.

1 - Localização

A principal atratividade de um minimercado é a localização próxima do cliente. Essa afirmação é tão frequente nos estudos sobre esse tipo de estabelecimento que, por si só, é um fator crítico de sucesso nato, daquele tipo que já agrega vantagem competitiva simplesmente pelo fato de estar perto do cliente, como de um vizinho.

Portanto, avalie com cuidado a densidade de moradores em volta do estabelecimento, a concorrência com outros estabelecimentos, como mercearias, padarias e supermercados, e veja se o seu minimercado realmente está mais próximo das necessidades do perfil de seus clientes.

2 - Agilidade 

Uma das vantagens competitivas dos minimercados é que eles tendem a suprir melhor às necessidades de “compras rápidas” do consumidor, que cada vez mais compra “aos poucos” o que precisa para o dia ou para a semana. Nessa necessidade por compras rápidas ainda depreende-se que o consumidor espera uma experiência de compra que não dificulte o encontro dos produtos demandados ou que não resulte em grande espera nas filas no caixa, na padaria ou no açougue.

3 - Variedade e Produtos-âncoras 

Uma forte característica dos minimercados é o fato de serem provedores das compras emergenciais. Especialistas defendem que seus principais clientes são pessoas do bairro que frequentam a loja várias vezes ao mês e gastam pouco tempo e dinheiro. Em vez de comprar apenas itens básicos, como arroz, óleo e feijão, os consumidores começaram a comprar produtos de valor agregado, aumentando o consumo de produtos fora da cesta básica e de cuidados com a higiene.

Alguns estudos demonstram que os itens mais consumidos nas lojas, além do básico, são os produtos lácteos, os doces, os salgados, os lanches e os produtos de higiene, como xampu, papel higiênico e sabonete.

Os itens da padaria, como o pão francês, por exemplo, são considerados produtos-âncora, porque fazem os consumidores irem, pelo menos uma vez ao dia, na loja. Junto dele estão os produtos para compor o acompanhamento das refeições, como legumes, verduras, carnes, ovos e salsichas. Além,

Confira o matérial completo do Sebrae: Dicas para ter mais competitividade em minimercados

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