Reunimos três dicas fundamentais para implementação de um minimercado, confira:
Os minimercados são empreendimentos de pequeno porte (de até 150m²), possuem no máximo até quatro caixas e normalmente possuem uma variedade limitada de itens (em comparação aos mercados e supermercados), mas que atendem perfeitamente as necessidades básicas de abastecimento de uma familia. Tem em sua principal característica a localização, geralmente estão em bairros e procuram atender a comunidade na qual estão inseridas.
Cerca de 35% do total do volume de vendas do setor de varejo de autosserviço é dos minimercados. Ter um empreendimento nesse setor, é um investimento que tem dado um bom retorno financeiro, principalmente por sua regularidade.
Se você quer empreender no setor, este artigo é pra você! Pois trouxemos três dicas imprescindíveis para quem quer abrir um minimercado, vamos a elas:
Para executar as atividades de qualquer negócio, é necessario ter toda a documentação legal em dia, com o minimercado não é diferente. Se informe na prefeitura da sua cidade ou associação comercial, quais são os documentos necessários para abertura do seu minimercado. Os documentos básicos normalmente são: Alvará de funcionamento, licença sanitária e de bombeiros.
Além desses documentos, ainda tem o cadastro como pessoa Jurídica (CNPJ), que será feito na receita federal e também a inscrição estadual na secretaria da fazenda. Ambos os processos são necessarios para o devido recolhimento de impostos. A vantagem de ter um CNPJ é uma maior facilidade para conseguir empréstimos, em um futuro em que as vendas não estejam tão boas, você poderá necessitar desta ferramenta para ter um capital de giro, evitando se endividar.
Esta talvez seja a principal dica deste artigo, ter um ponto relativamente distante de mercados maiores e outros minimercados será uma característica competitiva para seu negócio. Todavia, você deve levar em conta também, o quanto é acessível para as pessoas chegarem até ele e se ele está localizado em um ponto central em seu bairro, aumentando as possibilidade de conquistar clientes vizinhos.
Tenha pelo menos três salas, uma para ser o salão principal, outra para ser o seu estoque e um banheiro. Se conseguir uma estrutura maior, tenha também uma sala administrativa para resolver as tarefas relativas a esta área. Planeje com cuidado, onde ficarão as gôndolas e/ou prateleiras e posicione o(s) caixa(s) perto da porta da entrada/saída.
Tenha em mente que, se o seu mercado tiver mix de refrigerados, bebidas, sorvetes e outros produtos que precisam estar gelados, você terá que contar com freezers e balcões refrigerados, e estes normalmente ocupam um espaço considerável.
O minimercado é um negócio como qualquer outro, ele merece cuidados em diferentes etapas para que se possa obter o sucesso desejado. E uma ferramenta essencial para obter este sucesso é possuir um plano de negócio, para planejar as variaveis, os seus pontos fortes, concorrência, mapeamento de fornecedores, entre outras coisas.
Você tem um minimercado e gostou das dicas para quem está iniciando? Compartilhe sua experiência conosco e com outras pessoas interessadas.
Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...