Blog Lamana

3 Dicas essenciais para quem quer abrir um minimercado:

Reunimos três dicas fundamentais para implementação de um minimercado, confira:

Os minimercados são empreendimentos de pequeno porte (de até 150m²), possuem no máximo até quatro caixas e normalmente possuem uma variedade limitada de itens (em comparação aos mercados e supermercados), mas que atendem perfeitamente as necessidades básicas de abastecimento de uma familia. Tem em sua principal característica a  localização, geralmente estão em bairros e procuram atender a comunidade na qual estão inseridas.

Cerca de 35% do total do volume de vendas do setor de varejo de autosserviço é dos minimercados. Ter um empreendimento nesse setor, é um investimento que tem dado um bom retorno financeiro, principalmente por sua regularidade.

Curiosidade: Segundo estudo da Consultoria GFK, o tíquete médio de  compras de um minimercadoé R$ 42,00, sendo em sua maioria, produtos de mercearia, açougue, padaria, frios, laticínios e hortifruti.

Se você quer empreender no setor, este artigo é pra você! Pois trouxemos três dicas imprescindíveis para quem quer abrir um minimercado, vamos a elas:

Dica 01 - Saiba quais são as exigências legais de abrir um minimercado

Para executar as atividades de qualquer negócio, é necessario ter toda a documentação legal em dia, com o minimercado não é diferente. Se informe na prefeitura da sua cidade ou associação comercial, quais são os documentos necessários para abertura do seu minimercado. Os documentos básicos normalmente são: Alvará de funcionamento, licença sanitária e de bombeiros.

Além desses documentos, ainda tem o cadastro como pessoa Jurídica (CNPJ), que será feito na receita federal e também a inscrição estadual na secretaria da fazenda. Ambos os processos  são necessarios para o devido recolhimento de impostos. A vantagem de ter um CNPJ é uma  maior facilidade para conseguir empréstimos, em um futuro em que as vendas não estejam tão boas, você poderá necessitar desta ferramenta para  ter um capital de giro, evitando se endividar.

Dica 02 - Tenha um ponto comercial de fácil acesso e central no seu bairro.

Esta talvez seja a principal dica deste artigo, ter um ponto relativamente distante de mercados maiores e outros minimercados será uma característica competitiva para seu negócio. Todavia, você deve levar em conta também, o quanto é acessível para as pessoas chegarem até ele e se ele está localizado em um ponto central em seu bairro, aumentando as possibilidade de conquistar clientes vizinhos.

Confira também: O que o consumidor espera de uma loja de proximidade 

Dica 03 - Tenha uma estrutura física básica para começar e faça uso otimizado do seu espaço

Tenha pelo menos três salas, uma para ser o salão principal, outra para ser o seu estoque e um banheiro. Se conseguir uma estrutura maior, tenha também uma sala administrativa para resolver as tarefas relativas a esta área. Planeje com cuidado, onde ficarão as gôndolas e/ou prateleiras e posicione o(s) caixa(s) perto da porta da entrada/saída.

Tenha em mente que, se o seu mercado tiver mix de refrigerados, bebidas, sorvetes e outros produtos que precisam estar gelados,  você terá que contar com freezers e balcões refrigerados, e estes normalmente ocupam um espaço considerável.

Dica extra - Faça um plano de negócio

O minimercado é um negócio como qualquer outro, ele merece cuidados em diferentes etapas para que se possa obter o sucesso desejado. E uma ferramenta essencial para obter este sucesso é possuir um plano de negócio, para planejar as variaveis, os seus pontos fortes, concorrência, mapeamento de fornecedores, entre outras coisas.

Você tem um minimercado e gostou das dicas para quem está iniciando? Compartilhe sua experiência conosco e com outras pessoas interessadas. 

Gostou do artigo? Deixe-nos seu curtir e seu Comentário

Deixe seu Depoimento

31600


Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...



Fone: 55 3431.1342

contato@lamanadistribuidora.com.br

Lamana Distribuidora

Rua Dom Pedro I, 545 - Várzea São Borja/RS | CEP: 97670.000

Todos os direitos reservados - 2014 © Lamana Distribuidora

Desenvolvido por: